segunda-feira, 30 de maio de 2016

Holambra - 2016

Saudações, pessoal!

Continuo por aqui e para alternar com as postagens mais longas que estou fazendo, falarei hoje sobre um fim de semana em Holambra, cidade do interior do estado de São Paulo. Em breve voltarei com a postagem do terceiro país visitado na Europa, a Itália.

Com a ideia de fugir um pouco da agitação de São Paulo e descansar um pouco, respirar um ar mais puro, nem que fosse por um fim de semana, procurei na internet algumas cidades que não fossem tão distantes da capital, para não ter uma viagem longa e cansativa, e no final, optei por Holambra.

A cidade possui menos de 15.000 habitantes e o ponto alto no ano é na época do fim do inverno e início da primavera, onde acontece a Expoflora, normalmente em agosto e setembro, já que a cidade é a maior exportadora de flores da América Latina. Nessa época, a cidade fica bem lotada. A época que escolhi para ir, foi o mês de maio.

Chegando na cidade, por volta das 11h, não poderia deixar de passar no Portal Turístico de Holambra, parada obrigatório para quem está chegando na cidade. Construção bonita, inspirada na arquitetura holandesa. Passando pelo portal, o destino foi o Moinho dos Povos Unidos, moinho do tipo Stellingkorenmolen, holandês, é o mais alto do país, com cerca de 36 metros de altura. Bastante imponente, fica num dos lugares mais altos da cidade. A visita é aberta ao público pagando um valor baixo e justo pela entrada. Você pode subir em quase todos os andares do moinho, vendo algumas informações técnicas e toda estrutura interna dele. Há uma área externa lá em cima para ver a paisagem em volta e tirar fotos. Voltei à noite para fazer uma foto noturna do local. :)

Portal Turístico
Moinho dos Povos Unidos
Moinho dos Povos Unidos (noturna)

O lugar escolhido para o almoço foi o restaurante Clube Fazenda Ribeirão, restaurante self-service que fica junto do Museu de Holambra. Restaurante bem espaçoso, comida típica e com ares caseiros, além de um preço bem popular. Recomendo!

Ainda antes de fazer o check-in no hotel, a sobremesa foi na confeitaria Zoet en Zout, à beira do Lago Vitória Régia. Lugar agradabilíssimo, aconchegante, com uma área externa com uma linda vista para o lago. Uma sobremesa lá foi pouco, por isso experimentei duas! :D Para mim, o melhor doce de Holambra.

Zoet en Zout com vista para o Lago Vitória Régia

Agora sim, hora de fazer o check-in e descansar um pouco. O escolhido foi o Top Centrum Hotel, reserva feita pelo site deles. Construção nova, extremamente bem localizado e bem confortável. O café da manhã não tinha muitas opções, mas ainda assim era tudo muito bom.


Após um bom descanso, afinal, essa era a ideia em ir para lá, foi a vez de um passeio à tarde pela cidade, passando por algumas lojinhas com construções típicas do lugar, encontramos a Companhia das Ervas, onde se encontram diversos temperos, pimentas, alguns doces e geleias, massas artesanais, etc. e logo após, um delicioso "café da tarde" na confeitaria e restaurante Martin Holandesa, bem tradicional e antiga na cidade. Recomendo os tradicionais bolinhos de bacalhau e de gorgonzola.

Comércio com construções típicas

Mais um descanso, porque ninguém é de ferro!

O jantar se deu no Casa Bela Restaurante, famoso por lá. Por ser mês de maio, achei que estaria menos cheio, me enganei. Porém no horário de chegada, por volta das 20h00, não foi necessário ficarmos em fila de espera, algo que já estava acontecendo quando saímos de lá. Atendimento eficiente e educado, os pratos não demoraram a chegar, mesmo já estando cheia a casa. Estavam maravilhosos! O preço não é popular, porém vale cada centavo pago, ao meu ver.

O saco é sem fundo, ainda mais no friozinho, então deixamos a sobremesa para a Martin Holandesa, excelente também, porém na minha opinião, não é melhor que a Zoet en Zout.

Antes de voltar ao hotel, mais um passeio pela cidade para conhecer e fotografar mais alguns detalhes dela, mais umas construções bem simpáticas e novamente o Lago Vitória Régia com seu chafariz, agora iluminado.

Um pouco mais das simpáticas construções
Lago Vitória Régia (noturna)
De volta ao hotel para descansar, café da manhã no dia seguinte e rumar para São Paulo novamente.

Cidade tranquila, calma, com excelentes (mas não muitas) opções para comer, próxima de São Paulo e que vale muito o passeio num fim de semana, mas creio eu que não mais que um fim de semana. Vale a pena e voltaria!